top of page
Mande sugestões dos assuntos que
você gostaria de ver aqui no blog!

Obrigado!! Vc tb pode enviar suas sugestões para o whats da clínica: (48) 99861.2913

CATEGORIAS

Mastopexia: Correção para as mamas caídas


A Mastopexia também é conhecida como "Cirurgia Plástica para Levantamento das Mamas" ou "Lifting de mamas". Florianópolis / Dr. Leandro Grangeiro
 

​​A Mastopexia também é conhecida como "Cirurgia Plástica para Levantamento das Mamas" ou "Lifting de mamas".

A mastopexia é uma cirurgia que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios (ptose mamária), reposicionando a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, garantindo simetria.

 

>>Indicações da mastopexia

A mastopexia está indicada para mulheres que apresentam flacidez e caimento das mamas em função do envelhecimento, grande variação do peso ou amamentação.

 

>>Tipos de mastopexia:

  • COM PRÓTESE: A cirurgia pode ser realizada com implante de silicone nos seios ou não, dependendo da quantidade de tecido mamário. Existem casos em que a mama está com espaços vazios, que precisam ser preenchidos pelo silicone para que seja devolvida a firmeza e a sustentação. Com a idade, o tecido mamário atrofia, ou seja, vai diminuindo, isso é o que causa este problema das “mamas caídas”.

  • SEM PRÓTESE: Nos casos em que não é necessário o uso de próteses de silicone, é feita a retirada do excesso de pele e o reposicionamento do tecido mamário para dar um novo contorno à mama. Em alguns casos, também é retirado partes de gorduras ou glândulas a fim de dar aos seios um bom formato.

 

Entenda como é a cirurgia:

 

Dúvidas frequentes:

- Como é realizada a cirurgia de Mastopexia?

-As incisões geralmente são realizadas ao redor da região dos mamilos, podendo estender-se em uma linha vertical saindo da aréola em direção à base do seio ou ainda para um formato de T invertido, dependendo da quantidade de pele que será retirada.

 

- Qual a duração da cirurgia de Mastopexia?

A cirurgia dura, em média, de uma hora e meia a quatro horas.

 

- Quando poderei voltar para casa?

-A paciente pode deixar o hospital no mesmo dia ou ainda permanecer internada por 24 horas, é indicado o repouso de 15 dias, em seguida, se não houver qualquer problema, a paciente pode voltar ao trabalho.

 

-O pós-operatório da Mastopexia é doloroso?

-Em geral não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, esforços, curativos e demais cuidados nos primeiros dias. O analgésico prescrito costuma ser suficiente.

 

-Há perda da sensibilidade nas mamas após a Mastopexia?

-Nos primeiros meses da Mastopexia há uma perda temporária. A sensibilidade retorna normalmente entre o 3º e o 6º mês, na maioria dos casos.

 

- Quando poderei voltar a dirigir?

- É preciso esperar 21 dias até que seja possível dirigir novamente.

 

- Quando posso voltar a fazer exercícios físicos?

-Exercícios leves, como a caminhada, podem ser feitos depois de um mês, sempre com uma roupa própria para atividade física e que dê suporte adequado para que os seios não balancem. Convém esperar dois meses para a realização de exercícios intensos, como a musculação. Também é importante evitar relações sexuais por pelo menos duas semanas após a cirurgia. Esses cuidados diminuem alguns riscos: Nos primeiros 15 dias existe a chance de abertura dos pontos, a partir daí o risco é de alargamento da cicatriz com resultado estético insatisfatório. Há casos de ocorrência de hematomas mais tardios, mesmo após 15 dias, se a paciente fizer esforço intenso.

 

-Tenho que usar o sutiã cirúrgico?

-Deve ser usado com o objetivo de diminuir o inchaço e sustentar e remodelar a mama por 30 dias. Ele deve ser usado de forma contínua, retirado apenas para o banho. Em seguida eles podem ser substituídos por sutiãs normais, exceto os sutiãs meia taça, que possuem arame de sustentação. "O arame comprime as mamas na região da cicatriz e, mesmo nos casos em que não há incisão inferior, existe o risco de marcar a pele devido ao inchaço dessa região", explica Maria Carolina. "A paciente está liberada para usar sutiã com arame após três meses".

 

-Algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis. Por que isso acontece?

-Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando é feita uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como características familiares, que muito ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes.

 

-Há alguma relação da prótese de silicone com câncer?

-Não existe nenhum caso comprovado de câncer causado por prótese de silicone. Este tipo de relação tem sido feita por uma série de mal-informações divulgadas sem fundamento.

 

Não deixe de entrar em contato para agendar sua consulta e tirar todas as suas dúvidas!! Será um prazer te receber! :)


bottom of page